RFI
O bilionário Eike Batista, a presidente Dilma Rousseff e a dirigente da Petrobrás,
Maria da Graça Silva Foster, estão na lista das 100 pessoas mais influentes
do mundo da revista Time. Reuters/Flickr/Gov Ba
Três brasileiros entraram na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2012, publicada nesta quarta-feira pela revista americanaTime : a presidente Dilma Rousseff, o empresário Eike Batista e a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Silva Foster.
Para a revista Time, com a Petrobrás gastando mais de US$ 225 bilhões nos próximos dez anos para explorar as reservas de petróleo do pré-sal, a experiência e a firmeza de Maria das Graças Silva Foster, 58, "serão ainda mais importantes que sua perspicácia política".
A revista lembra que ela se tornou a primeira mulher a dirigir uma grande empresa petrolífera graças à ajuda da presidente Dilma Rousseff, uma outra "líder feminina em um país conhecido pelo seu machismo".
Dilma aparece pelo segundo ano consecutivo na lista da revista Time. Desta vez, o perfil da presidente brasileira foi escrito por sua colega argentina, Cristina Kirchner - que não aparece na lista.
Ela começa descrevendo a famosa foto de Dilma Rousseff aos 22 anos, diante de um tribunal militar cujos membros escondem o rosto com as mãos. No texto, a presidente da Argentina diz que ela e Dilma Rousseff possuem muitas experiências em comum : "o ímpeto que vem da nossa herança de imigrantes, o ativismo e a militância na juventude e os desafios enfrentados por mulheres que tentam crescer em um espaço dominado por homens. E nós acreditamos que a desigualdade social é o maior problema que ameaça nossos países", escreveu Cristina Kirchner.
"Atualmente, com a liderança de Dilma Rousseff, vemos um Brasil convencido de que seu interesse nacional está absolutamente ligado aos interesses de seus vizinhos", conclui a presidente da Argentina.
Já o perfil do empresário Eike Batista é assinado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Ele diz que Batista, o homem mais rico do Brasil e sétimo mais rico do mundo, está ajudando a promover o "renascimento" da Cidade Maravilhosa ao investir em uma série de projetos sociais e urbanísticos.
Postar um comentário