O segundo grande fracasso da oposição na Venezuela

0 Ronaldo.Livreiro
Blog do Zé



A Mesa da Unidade Democrática (MUD), a frente de partidos e movimentos de oposição ao presidente Hugo Chávez, cancelou a manifestação pública nas ruas de Caracas contra o líder programada para a próxima 4ª feira. Na data a Venezuela comemora os 55 anos do fim de sua última ditadura militar, chefiada pelo general Marcos Pérez Jiménez.

A MUD acusou o governo de programar "atos violentos" contra os opositores na data comemorativa. Esta semana o vice-presidente em exercício, Nicolás Maduro confirmou que os chavistas farão marchas de apoio ao seu líder na direção da Urbanização 23 de Janeiro, no oeste de Caracas, mas deu à oposição "todas as garantias" para também se manifestar. Agora a oposição programa realizar, na mesma data, ato fechado em um ginásio.

No último dia 10, quando o presidente Chávez completava um mês em Havana, a oposição havia convocado uma grande manifestação em Caracas, para expressar repúdio à decisão do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) que validou o direito do presidente tomar posse para cumprir seu 4º mandato quando sua saúde permitir, em uma data não definida. A oposição fracassou.

O que nos faltou em 1964: o povo organizado e consciente

O cancelamento de agora é, então, o segundo fracasso da MUD, da oposição venezuelana que mesmo contando com apoio dos meio de comunicação privados não consegue mobilizar sua própria base - como a oposição aqui no Brasil - ao contrário do chavismo que levou milhões de venezuelanos às ruas exatamente no 10 de janeiro, para saudar o início do 4º mandato presidencial de Chávez.

O diferencial, então, é a participação consciente do povo, politizado e atuante quando necessário. Esta é a lição que não devemos esquecer. Aqui mesmo no Brasil, temos 1954, quando o povo nas ruas chorando a morte do presidente Getúlio Vargas, evitou a 1ª tentativa de golpe; e 1961 quando o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, com sua Campanha da Legalidade - inclusive armando a população - evitou a 2ª tentativa que visava antecipar o golpe de 1964.

Foi o que nos faltou em 1964, quando o golpe militar vingou: povo organizado e consciente dos avanços sociais e econômicos de seus governos populares e nacionalistas, democráticos e soberanos, produto da ação politica dos partidos, organizações  e lideranças populares.O povo faz a diferença na Venezuela mesmo na ausência do presidente Chávez, em tratamento em Cuba. Eis a lição.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

About Us

Galaxy Template is Designed Theme for Giving Enhanced look Various Features are available Which is designed in User friendly to handle by Piki Developers. Simple and elegant themes for making it more comfortable