Type Here to Get Search Results !

Putin é eleito presidente pela terceira vez

Ronaldo.Livreiro 0

DW.DE



MUNDO
Putin é eleito presidente pela terceira vez

O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, venceu, como esperado, as eleições presidenciais, garantindo um terceiro mandato como presidente do país. Oposição acusa fraudes e promete voltar às ruas.

Os primeiros resultados preliminares da eleição presidencial na Rússia deste domingo dão vitória para o atual primeiro-ministro do país, Vladimir Putin. Ele obteve 61,8% dos votos, de acordo com o resultado das primeiras contagens, anunciado pelas autoridades eleitorais do país na noite de domingo (04/03). Seu rival mais próximo, o comunista Gennady Ziuganov, ficou em segundo lugar, com 17,8%. Ziuganov classificou a eleição como "fraudulenta" e "absolutamente injusta", ao falar à TV estatal russa.

Assim, após quatro anos como primeiro-ministro, Putin poderá retornar em maio ao Kremlin, onde exerceu a presidência entre 2000 e 2008. A oposição anunciou novos protestos contra a eleição, que também classificou de injusta.


Cartaz de protesto: oposição promete mais manifestações


Possível reeleição em 2018

O novo presidente se elege, assim, pela primeira vez, para um período de seis anos, dois anos a mais que seus antecessores, devido a uma mudança na Constituição realizada durante a gestão de Medvedev. Putin também pode se candidatar a um segundo mandato como presidente, se quiser se reeleger em 2018.

O atual presidente, Dimitri Medvedev, afirmou que recusara uma nova candidatura sua, devido à alta popularidade de Putin. E Putin anunciou antes da eleição que nomeará Medvedev como primeiro-ministro, em uma controversa troca de cargos. Na Rússia, o primeiro-ministro está abaixo do presidente.


Fechamento das urnas: eleição teve controle por câmeras de vídeo


A eleição presidencial russa foi acompanhada por diversas acusações de fraudes e severas medidas de segurança. Pela primeira vez, a votação foi monitorada com câmeras de vídeo em quase todo o território russo, para evitar alegações de fraudes.

Acusações de irregularidades

A organização independente de observação eleitoral Golos, o partido de oposição Yabloko e a nova Liga de Eleitores acusaram irregularidades, como as ocorridas nas controversas eleições parlamentares de dezembro. O Ministério russo do Interior refutou as acusações, afirmando que, “fora tentativas de manipulação insignificantes, tudo decorreu normalmente”.


Medvedev vota: presidente deve herdar atual cargo de Putin

Depois de protestos em massa contra a vitória do partido de Putin na eleição parlamentar de dezembro, a sociedade civil mobilizou um número inédito de observadores. Dezenas de milhares se dispuseram a impedir falsificações. Também observadores internacionais, como da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) estão observando as eleições russas.

MD/dpa/afp

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

About Us

News Blogger Template is Designed Theme for Giving Enhanced look Various Features are available Which is designed in User friendly to handle by Piki Developers. Simple and elegant themes for making it more comfortable